DIRETORIAS DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE, POLÍCIA AMBIENTAL E EDUCAÇÃO MUNICIPAL IMPLANTAM PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA EMEFI STELA BOER MAIOLI EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO MEIO AMBIENTE.

Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 02 de Agosto de 2024


DIRETORIAS DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE, POLÍCIA AMBIENTAL E EDUCAÇÃO MUNICIPAL IMPLANTAM PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA EMEFI STELA BOER MAIOLI EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO MEIO AMBIENTE.

DIRETORIAS DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE, POLÍCIA AMBIENTAL E EDUCAÇÃO MUNICIPAL IMPLANTAM PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA EMEFI STELA BOER MAIOLI EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO MEIO AMBIENTE.

 - DIRETORIAS DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE, POLÍCIA AMBIENTAL

 

- Em comemoração aoDia do Meio Ambiente, setores municipais se movimentam para criar os Projetos  POMAR-ESCOLA e BOSQUE-ESCOLA  

Criados de maneira estratégica, os dois projetos pilotos irão engajar o“protagonismo infantil, a percepção e a consciência ambiental através da construção social.”

 O objetivo dos projetos éimplementar novas políticas de educação ambiental na escola municipal, bem como mostrar aos alunos como podemos nos tornarmais resilientes frente as mudanças climáticas.

 

Os alunos do 5° ano A e B tiveram uma importante palestrasobre a implantação dos projetos. Logo após fizeram o plantio das mudas e seguem cuidando de todo o novo espaço escolar.

O projeto  Pomar-Escola   foi pensado paraincentivar o plantio de espécies frutíferas no ambiente escolar, bem como fortalecer a merenda escolar com sucos, geleias e até comer as frutas diretamente do pé, mostrando que é possível produzir em pequenos espaços sem a utilização de agrotóxicos e utilizando a própria natureza a favor da produção. 

“Além de produzir alimentos, os dois projetos têm papéis específicos: foram criados para contribuir de forma efetiva no processo de infiltração da água no solo, colocando a escola como protagonista no processo de transformação social. O Pomar-Escola e  o Bosque-Escola, utiliza-se de metodologias que imitam a natureza, ensinando aos alunos na prática que a escola tem um potencial transformador da paisagem e aquilo que acontece no espaço escolar, precisa ser replicado em praças públicas, áreas verdes, calçadas, quintais urbanos.”

Já o projeto  Bosque-Escola  foi criado frente às mudanças climáticase frente aos benefícios que as árvores trazem para os seres humanos,melhorando o microclima local, a saúde mental e a beleza da escola.

 

Os dois projetos foram pensados para  mudar o espaço geográfico em qual a escola está inserida  , sendo um pequeno embrião de outros novos projetos que poderão surgir na comunidade para aumentar a resiliência frente àsmudanças climáticas.

 

A polícia ambiental participou ativamente de todas as etapas do projeto, fortalecendo o vínculo das crianças com o meio ambiente. Em breve, as crianças apresentarão o projeto   para toda a escola, mostrando o seu protagonismo infantil e a sua consciência Ambiental.

Os diretores e a polícia ambiental agradecem a administração, a Casa da Agricultura (CATI) e a gestão escolar por acreditarem nos projetos e acreditam que esse é o primeiro passo para avançar as políticas públicas de educação ambiental.

 

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

#prefeitura_de_salmourão #meio_ambiente

 

PROJETO BOSQUE-ESCOLA EM IMPLANTAÇÃO.
IMPLANTAÇÃO DO PROJETO POMAR ESCOLA.
PROJETOS PILOTOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL  NA EMEFI STELA BOER MAIOLI.

 

 

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