Em ação de educação ambiental e em parceria com a Diretoria Municipal de Meio Ambiente, o projeto jovens agricultores do município de Salmourão realizaram uma importante ação de plantio de mudas de espécies nativas no território Salmouroense. O objetivo da ação é aprender a importância das árvores para a saúde humana e qualidade de vida. Além disso, o projeto visa aumentar o percentual de arborização urbana no perímetro urbano com o principal objetivo de melhorar o clima, a projeção de copa e amenizar os efeitos do calor intenso vivido nos últimos dias.
As árvores têm papel fundamental na manutenção do clima, uma vez que através da evapotranspiração melhoram o índice de umidade relativa do ar. Além disso, elas filtram boa parte dos raios solares, captando como se fossem grandes guarda-chuvas. A projeção de copa ameniza o calor que é dissipado pela chegada dos raios solares até a superfície terrestre. Elas fazem a importante captação de gás carbônico para a fotossíntese, diminuindo a poluição, liberando o oxigênio, mantendo assim o equilíbrio dos gases da atmosfera; fornecem alimento e abrigo para a fauna silvestre local. São tantos os benefícios que é difícil não entender a importância das árvores. Todos os jovens receberam importantes informações de formação de consciência ecológica,
Quando plantamos árvores garantimos a melhoria da qualidade de vida. Pensando em todas essas questões, foram plantadas 70 (setenta) espécies de árvores nativas doadas pela Camda. A ação contou com a participação das professoras Maria Aparecida Ribeiro Leme e Kamila Sivieri Colotôni, que atenderam o pedido de parceria para realizar essa importante ação.
Plantar árvores é melhorar a qualidade de vida das pessoas. O município segue os trabalhos para ampliar a arborização urbana municipal.
Informou a Diretoria Municipal de Cultura e Meio Ambiente.
Salmourão