.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Dia do Meio Ambiente - Projeto Pomar-Escola e Projeto Bosque-Escola.
DIRETORIAS DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE, POLÍCIA AMBIENTAL E EDUCAÇÃO MUNICIPAL IMPLANTAM PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA EMEFI STELA BOER MAIOLI EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO MEIO AMBIENTE.
- Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, setores municipais se movimentam para criar os Projetos POMAR-ESCOLA e BOSQUE-ESCOLA .
Criados de maneira estratégica, os dois projetos pilotos irão engajar o “protagonismo infantil, a percepção e a consciência ambiental através da construção social.”
O objetivo dos projetos é implementar novas políticas de educação ambiental na escola municipal, bem como mostrar aos alunos como podemos nos tornar mais resilientes frente as mudanças climáticas.
Os alunos do 5° ano A e B tiveram uma importante palestra sobre a implantação dos projetos. Logo após fizeram o plantio das mudas e seguem cuidando de todo o novo espaço escolar.
O projeto Pomar-Escola foi pensado para incentivar o plantio de espécies frutíferas no ambiente escolar, bem como fortalecer a merenda escolar com sucos, geleias e até comer as frutas diretamente do pé, mostrando que é possível produzir em pequenos espaços sem a utilização de agrotóxicos e utilizando a própria natureza a favor da produção.
“Além de produzir alimentos, os dois projetos têm papéis específicos: foram criados para contribuir de forma efetiva no processo de infiltração da água no solo, colocando a escola como protagonista no processo de transformação social. O Pomar-Escola e o Bosque-Escola, utiliza-se de metodologias que imitam a natureza, ensinando aos alunos na prática que a escola tem um potencial transformador da paisagem e aquilo que acontece no espaço escolar, precisa ser replicado em praças públicas, áreas verdes, calçadas, quintais urbanos.”
Já o projeto Bosque-Escola foi criado frente às mudanças climáticas e frente aos benefícios que as árvores trazem para os seres humanos, melhorando o microclima local, a saúde mental e a beleza da escola.
Os dois projetos foram pensados para mudar o espaço geográfico em qual a escola está inserida , sendo um pequeno embrião de outros novos projetos que poderão surgir na comunidade para aumentar a resiliência frente às mudanças climáticas.
A polícia ambiental participou ativamente de todas as etapas do projeto, fortalecendo o vínculo das crianças com o meio ambiente. Em breve, as crianças apresentarão o projeto para toda a escola, mostrando o seu protagonismo infantil e a sua consciência Ambiental.
Os diretores e a polícia ambiental agradecem a administração, a Casa da Agricultura (CATI) e a gestão escolar por acreditarem nos projetos e acreditam que esse é o primeiro passo para avançar as políticas públicas de educação ambiental.
FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
#prefeitura_de_salmourão #meio_ambiente
.
.
.
.