Saúde - Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024

SECRETARIA DE SAÚDE DE SALMOURÃO REALIZA ENTREGA DE PRÓTESES DENTÁRIAS

Na manhã desta última segunda-feira (26), um total de dez pessoas receberam próteses dentárias, sendo elas, prótese total e prótese parcial removível.

SECRETARIA DE SAÚDE DE SALMOURÃO REALIZA ENTREGA DE PRÓTESES DENTÁRIAS

A Prefeitura de Salmourão, através da Secretaria Municipal de Saúde tem promovido a reorganização das práticas e da rede de atenção à saúde, visando ampliação e qualificação do acesso aos serviços de atenção básica em saúde bucal, principalmente por meio da equipe de saúde bucal na Estratégia de Saúde da Família e do laboratório de prótese dentária, pautando-se nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece dois tipos de prótese, sendo:

-Total (dentadura) para quem perdeu todos os dentes da boca, e;

-Parcial para quem ainda possui alguns dentes e necessita de reposição de parte deles.

O serviço de próteses dentárias se destina às pessoas que tiveram perdas dentárias por diversos motivos e necessitam de reabilitação protética para a reposição desses dentes. Não há limite de idade para o paciente, desde que haja condições favoráveis para a confecção e instalação das próteses.

Com a entrega de hoje, o setor disponibilizou, por meio de mutirão que teve início em junho do ano passado, um total de180 peças protéticas, sendo elas 100 pontes móveis e 80 dentaduras, beneficiando em média 110 pessoas.

A entrega ocorreu na UBS Arnaldo Rabassi, contando com a presença da prefeita Sônia Gabau e da dentista e coordenadora Dra Natália Martins. O programa visa suprir uma grande necessidade da população brasileira, que é a reabilitação oral e protética, que são de grande importância por devolver a função mastigatória para uma alimentação adequada e elevar a autoestima, promovendo a reintegração dessas pessoas na sociedade.