Saúde - Terça-feira, 05 de Setembro de 2023

PREFEITURA DE SALMOURÃO FORMA A PRIMEIRA TURMA DOS CURSOS TÉCNICOS DO "PROGRAMA SAÚDE COM AGENTE"

A formação faz parte do programa ‘Saúde com Agente’, criado para apoiar os estados e municípios no processo de formação técnica dos Agentes Comunitários.

A Prefeitura de Salmourão, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na noite desta última terça-feira (5) no Clube da Terceira Idade, a cerimônia de conclusão do curso técnico em Agente de Saúde para 04 Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) do município e outras duas Agentes de Controle de Endemias.

“Cumprindo, assim, o compromisso em aprimorar a formação de profissionais para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS)”, informou a Secretária de Saúde, Luana Cristina Pravatto que aproveitou para parabenizá-las pelo fundamental trabalho que realizam na saúde do município.

Durante praticamente um ano as agentes participaram de formação, com ênfase em procedimentos iniciais de atendimento. Foram 10 meses de curso, online e presencial com atividades a serem realizadas, como busca ativa de vacina, visitas as famílias, palestras do dia internacional da mulher, roda de conversa sobre o tema saúde mental e também instruções sobre a aferição de pressão arterial, primeiros socorros, como agir em engasgo, massagem cardíaca, verificar dextro e ainda como agir em picada de serpentes peçonhentas.

“É uma enorme alegria encontrar vocês, colegas da Secretaria de Saúde, em um momento tão feliz. Estamos tão acostumados a nos encontrar sempre em correrias, nas ações de trabalho, que nem conseguimos parar para celebrarmos as pequenas vitórias. Mas hoje não, estamos aqui para comemorar, e é uma grande conquista, para vocês e para o município.", destacou a Prefeita Sônia Gabau, que esteve presente e compondo a mesa de autoridades.

"Vejo vocês emocionadas e penso que se somos capazes de nos emocionarmos é porque nos importamos, porque acreditamos que nosso trabalho faz a diferença. E eu reforço aqui, vocês são importantes e fazem toda a diferença nas comunidades em que atuam. Parabéns!”, destacou a enfermeira Camila, que foi a preletora das agentes durante todo o curso.

Além da Prefeita Sônia, participaram da cerimônia de formatura a Secretária de Saúde Luana Cristina Pravatto, o coordenador de enfermagem Éder Castro, a enfermeira preletora Camila de Souza, as agentes formandas, o vereador Leandro de Paula e o Presidente da Câmara de Salmourão, vereador Wesley Barbosa.