Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 10 de Maio de 2023

Prefeitura incentiva cadastro de projetos de Restauração Ecológica (SARE)

Incentivo a projetos de restauração ecológica.

Prefeitura incentiva cadastro de projetos de Restauração Ecológica (SARE)

O município de Salmourão, através da diretoria municipal de cultura e meio ambiente está desenvolvendo um trabalho de incentivo para proprietários rurais cadastrarem projetos de restauração ecológica no SARE.

O SARE (Sistema Informatizado de Apoio à Restauração Ecológica), constitui uma plataforma online para o cadastro e monitoramento de todos os projetos de restauração ecológica no Estado de São Paulo, onde os proprietários rurais podem cadastrar projetos visando a restauração ecológica do seu território.

De acordo com a Resolução SMA 32/2014, é obrigatório o cadastro de projetos de restauração decorrentes de autorizações e licenças ambientais, Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRAs) decorrentes de danos ambientais, Termos de Ajuste de Conduta (TACs), restauração de Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL) relacionados à adequação de imóveis rurais e projetos financiados com recursos públicos analisados no âmbito do Sistema Ambiental Paulista.

Projetos voluntários também podem ser cadastrados, mas a eles não se aplicarão exigências de monitoramento.

O município de Salmourão, também incentiva a restauração ecológica. Através da lei 1.050/2015 o município pode realizar a doação de mudas para restauração florestal. É necessário realizar um cadastro apresentando os dados do projeto de restauração para análise.  Após a análise, os proprietários rurais podem receber a doação de mudas de espécies nativas para reflorestamento.

Caso o proprietário tenha o interesse, por favor, procure a diretoria de meio ambiente. Para mais informações, ligue (18) 3557-1192 ramal 208 ou envie um e-mail: meioambiente.prefsal@gmail.com.