.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Incentivo a produção agroecológica.
A prefeitura de Salmourão incentiva a produção agroecológica municipal. Através do projeto horta municipal, coordenada pelo técnico agrícola Antônio Carlos Meira, o município vem provando que é possível produzir de forma sustentável e sem a utilização de agrotóxicos.
O projeto Horta Municipal é desenvolvido com uma preocupação em desenvolver alimentos com base em uma perspectiva ecológica. Com o aproveitamento das folhas das árvores, palhas de café e casca de ovos, a merenda escolar deu um salto de qualidade e sabor no seu cotidiano.
Produzir sem agredir o meio ambiente, respeitando os processos ecológicos e garantindo comida na mesa, é assim que trabalhamos, enfatiza o Meira, coordenador do projeto Horta Municipal.
Hoje a horta municipal atende toda a rede municipal de ensino, fornecendo alimentos orgânicos a Escola Stela Boer Maioli, a Creche Escola Maria Specian Fiani e ao Projeto Espaço amigo. São cultivados 1.600 pés de alfaces, servindo em torno de 400 pés por semana ao setor de merenda escolar. É feito todo um trabalho de rodízio para não faltar alimentos orgânicos na merenda escolar, enfatiza Meira.
Além de alfaces são produzidos couves, cebolinhas e coentros. A merenda escolar está ficando cada vez mais verde e orgânica, incentivando outros munícipes e produtores rurais a seguirem este tipo de linha de trabalho.
A horta municipal é motivo de orgulho para todos os Salmouroenses, principalmente para as crianças da rede municipal de ensino. Através de um belíssimo trabalho de educação ambiental, as crianças estão aprendendo como os alimentos são produzidos e estão entendendo a importância dos alimentos orgânicos. “As crianças estão aprendendo a comer esses alimentos, diz o técnico Meira. Minha maior satisfação é ouvir os pais dizendo que os filhos passaram a comer alface em casa depois da visita na nossa horta municipal, isso me motiva e inspira todos os dias.”
Através deste importante trabalho, nossa merenda escolar é quem ganha, um motivo de muito orgulho para a prefeita municipal. “Eu nasci na roça, ver essas crianças e esse projeto acontecendo de forma tão sublime me enche de orgulho e me motiva a continuar apoiando este maravilhoso trabalho, finaliza com os olhos cheios de lágrimas, a prefeita Sônia Cristina Jacon Gabau”.
.
.
.
.