Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 27 de Junho de 2023

Prefeitura inicia ação de conscientização contra queimadas.

Conscientização contra queimadas

Prefeitura inicia ação de conscientização contra queimadas.

Com a finalidade de alertar a população sobre os problemas de saúde e ambientais ocasionados pelas queimadas e prevenir a ocorrência de incêndios urbanos e florestais, a prefeitura de Salmourão, por meio da diretoria de Meio Ambiente, está promovendo a Campanha de Conscientização Educativa, para prevenção às queimadas em todo o seu território, que se intensificam durante o período de estiagem.
Por meio da campanha, a diretoria de meio ambiente orienta e adverte a população acerca das questões ambientais legais relacionadas às práticas das queimadas, conscientizando as pessoas sobre os riscos para o meio ambiente, além de advertir sobre as punições.
Na região urbana, a equipe da prefeitura estará orientando a comunidade, estudantes, o comércio em relação ao cuidado com o aumento do número de queimadas na região, sobretudo envolvendo folhas, galhos e lixo doméstico, no sentido de conscientizar a população quanto à necessidade de ações preventivas para evitar queimadas no município.
SAÚDE PÚBLICA
“As queimadas também agravam problemas respiratórios, por isso, iniciamos esse trabalho preventivo pensando em ajudar a população quanto à prevenção de doenças pulmonares, como asma, conjuntivite, bronquite, irritação dos olhos e garganta, falta de ar, entre outras. Por isso, contamos com a colaboração de todos”, comenta o secretário da prefeitura, Diego Delmore Moreno.
O Executivo Municipal apoia de forma íntegra essa ação de conscientização sobre as queimadas. É preciso um cuidado e a sensibilização das pessoas sobre esse assunto, que causa danos irreparáveis ao meio ambiente e a saúde humana, enfatizou a prefeita Sônia Cristina Jacon Gabau.
Além do prejuízo a saúde, as queimadas afetam diretamente a qualidade do ar e a perca da biodiversidade, ocasionando inúmeros danos a fauna e a flora silvestre local, o empobrecimento do solo levando a um total desequilíbrio ambiental.
Pense nisso, diga NÃO as Queimadas. Juntos nós podemos APAGAR essa ideia.